Marco Aurélio – “Pessoas Grosseiras”

Original em 22 Bombas Estoicas pra ninguém f*** com você, retirado do High Existence.

No texto original, Matt Karamazov tece alguns comentários sobre 22 “bombas estoicas”, retiradas do livro Meditações, do Imperador Romano Marco Aurélio. O texto inteiro é sensacional. Vamos, então, à tradução de um dos trechos iniciais:

A vida nos proporciona oportunidades, tanto de alegrias incontroláveis quanto de tristezas imensuráveis. Parte do pacote de estar vivo é que você vai ficar cara a cara com perigos que ameaçam sua sobrevivência e felicidade.

Abaixo, mapeei apenas alguns deles, e coloquei uma citação direta do livro “Meditações” relacionadas a cada ameaça.

“Meditações” é, basicamente, o apelo de Marco Aurélio para que você adote uma postura ativa em seu próprio resgate – se você se importa o mínimo consigo mesmo – e faça isso enquanto você ainda pode.

PESSOAS GROSSEIRAS

#1: “Quando você acorda pela manhã, diga a si mesmo: As pessoas com quem lidarei hoje serão intrometidas, ingratas, arrogantes, desonestas, invejosas e mal-humoradas. Elas são assim porque elas não sabem diferenciar o bem do mal. Mas eu vi a beleza do bem e a feiura do mal, e reconheci que o malfeitor tem uma natureza relacionada a mim mesmo – não da mesma família, do mesmo sangue, mas da mesma mente, e tendo uma parte do divino. E então nenhum deles pode me ferir. Nenhum deles pode me envolver em feiura. Tampouco posso eu sentir raiva de meus próximos, ou odiá-los. Nós nascemos para trabalharmos juntos como pés, mãos e olhos; como os dois feixes de dentes, superior e inferior. Obstruir um ao outro não é natural. Sentir raiva de alguém, dar as costas a alguém: essas são as obstruções.”

We were born to work together like feet, hands, and eyes, (3)

Nós começamos com aquela que talvez seja a passagem mais famosa de Meditações, aqui, Marco está se preparando mentalmente para lidar com o grande leque de personagens cansativos que qualquer um encontraria em seu dia a dia em Roma, e com quem nós ainda nos deparamos hoje, já que esses personagens persistem até hoje.

Você também deveria saber que nós podemos nos preparar com antecedência para encontrá-los também. Não com rancor ou escárnio, mas com compreensão e gentileza.

A grande sacada aqui é que essas pessoas, com quem você vai se deparar (e você não pode, de jeito nenhum, esperar evitá-los por toda sua vida, exceto na mais remota solidão), não tem controle sobre seus pensamentos e atitudes.

Você está cedendo seu poder se você permite que o comportamento delas afetem de forma negativa seu estado emocional. Você é responsável por suas próprias emoções. Ninguém mais é. E o mesmo se aplica a todos os outros que você encontrar.

Entregar de mão beijada seu poder pessoal para outrem é algo que um estoico jamais faria.

 

Deixe um comentário